Logo que ligamos o aparelho pela primeira vez, somos convidados a configurar uma Samsung Account. Eu não sabia que serviço é esse, mas fiz o cadastro para poder testar. Descobri que se trata de um serviço que junta um pouco de iCloud com Google Play, na medida em que reúne loja de aplicativos, livros e filmes (esses dois últimos nem o Google Play tem ainda, ao menos no Brasil), sistema para rastreamento do celular e outras perfumarias.
Isso mostra que a Samsung quer concorrer não só com a Apple, mas também com o próprio Google!
Vamos analisar alguns dos serviços:
Vamos analisar alguns dos serviços:
Samsung Apps |
All Share Play - novamente, é um pouco do iCloud junto com o AirPlay (serviço da Apple que permite o espelhamento da tela de dispositivos entre si). Nesse serviço você consegue espelhar a tela do Galaxy no computador ou na sua smartv (se ela for Samsung, claro) para mostrar fotos ou vídeos aos amigos, por exemplo. Também é possível compartilhar fotos, músicas, vídeos e arquivos na nuvem, ficando disponíveis onde você estiver (o iCloud ainda não faz isso com os arquivos). Oferece 11 GB gratuitos de armazenamento e aínda tem sincronização com o serviço de cloud SugarSync (que eu não conhecia e é muito bom, por sinal), que oferece mais 5GB gratuitos. Peca um pouco apenas no layout e no fato de que, às vezes, alguns arquivos não carregam quando você os acessa no ambiente web. Mas, no geral, é muito bom o serviço. Gostei.
Family Story - serviço de compartilhamento de fotos, vídeos ou textos com seus familiares (uma espécie de rede social restrita, como um grupo do Facebook). A grande limitação é que todos os membros da família precisam ter dispositivos Samsung. Ou seja, já fica furado o negócio, né? É melhor criar um grupo ou uma página no Face.
Readers Hub - esse é o serviço de e-books, jornais e revistas da Samsung. E o que se encontra não é nada animador. Muito pelo contrário. O serviço ainda tem um looongo caminho pela frente. O layout das lojas é bem fraquinho. O acervo, muito limitado em quantidade, qualidade e organização. Na loja de livros, que é a única própria da Samsung, há itens em vários idiomas e eles ficam misturados. Não é possível isolar apenas os de um idioma específico. Aparentemente, a Samsung fez isso para ter o que mostrar pois, dado o acervo ínfimo de 221 títulos na loja (sim, é isso mesmo; acredite), imagine se ela fosse separada por idiomas... Apenas duas bandeiras de cartões são aceitas: Visa e Mastercard. Tentei cadastrar meus cartões das duas bandeiras e não consegui com nenhum deles. As lojas de jornais e de revistas são "terceirizadas", ou seja, é apenas uma integração com serviços pagos autônomos (e igualmente ruins, na minha opinião) já existentes. No caso dos jornais, é o serviço PressReview (app disponível no Google Play), que se limita a fornecer versões escaneadas em PDF (!) dos jornais impressos, sem nenhum recurso de e-book como, p. ex, anotações, marcação de texto etc. Ao menos é possível separá-los por país, quando então é possível constatar que há apenas 13 jornais brasileiros no serviço (deve ser isso que a Samsung quis evitar na loja de livros). No caso das revistas, trata-se de um serviço chamado Zinio (app disponível no Google Play), que merece quase as mesmas críticas dispensadas aos demais. No Zinio ao menos eu consegui cadastrar meu cartão de crédito e comprar uma revista. Mas, assim como nos jornais, são apenas arquivos PDF. Só não deletei o Readers Hub por motivos "científicos", por assim dizer, pois quero analisá-lo no futuro e ver se melhorou, para postar aqui no blog.
Alguém sabe somar? |
Zinio |
Nada de cartão |
ChatON - serviço de mensagens instantâneas (IM) da Samsung. Nada de novo em relação aos demais. Você conhece alguém que o usa? Eu não. Em minhas buscas, só encontrei 3 usuários, e parece que os 3 são sul coreanos e funcionários da Samsung.
Depois de conhecer todos os serviços oferecidos, só me interessei por dois deles: All Share Play (que estou usando apenas como mais uma opção de nuvem) e Find My Mobile (apenas para o caso de perda do meu celular). Aplicativos eu estou preferindo baixar no Google Play e, no que diz respeito a mídia (livros, revistas, músicas e vídeos), que o Google Play ainda não tem no Brasil, eu ainda estou à procura de algum serviço descente no Android. Que saudade da iTunes Store do iPhone... ;)
Espero que esse post seja útil para alguém e que o próximo demore menos para ficar pronto. rs
Até a próxima!
Bom dia.
ResponderExcluirAlguém sabe se existe a possibilidade de eu gerenciar mais de um aparelho com apenas uma conta samsung?
Me parece que ele faz backup támbém.
ResponderExcluirWelligtonferreira09gamil.com
ResponderExcluirWelligtonferreira09gamil.com
ResponderExcluirWelligtonferreira09gamil.com
ResponderExcluir