domingo, 7 de outubro de 2012

Samsung Account

Logo que ligamos o aparelho pela primeira vez, somos convidados a configurar uma Samsung Account. Eu não sabia que serviço é esse, mas fiz o cadastro para poder testar. Descobri que se trata de um serviço que junta um pouco de iCloud com Google Play, na medida em que reúne loja de aplicativos, livros e filmes (esses dois últimos nem o Google Play tem ainda, ao menos no Brasil), sistema para rastreamento do celular e outras perfumarias.

Isso mostra que a Samsung quer concorrer não só com a Apple, mas também com o próprio Google!

Vamos analisar alguns dos serviços:

Samsung Apps
Samsung App's - Como era de se esperar, não chega perto da loja do Google (Google Play). É bem mais lento fazer os downloads nessa loja (o servidor deve ser na Coreia do Sul). Tentei baixar um app pelo PC, mas ele não foi baixado no celular (deu erro). É perfeitamente compreensível a opção da Samsung em ter sua própria loja de app's, pois na loja do Google (Google Play), assim como na da Apple, paga-se 30% de taxa por cada app vendido e é claro que qualquer montante, por mínimo que seja, vendido sem essa taxa representa economia para a empresa, sem contar o que ela pode lucrar com app's de terceiros vendidos lá. Mas para o usuário esse não é o melhor cenário, pois ele fica perdido no meio de uma infinidade de lojas de app's, assim como acontece com os sistemas de pagamento (PayPal, PagSeguro, Mercado Pago, DinheiroMail, Pagamento Digital...). Mas o fato é que a loja do Google é muito mais completa. Fiz uma busca pelo IMO (app super conhecido de mensagem   instantânea) e ele não existe na loja da Samsung. Muito limitada.


Find My Mobile (SamsungDive) - Esse tipo de serviço eu conheço bem. Já usava o Find My iPhone, da Apple, desde a época do MobileMe, anos atrás. Atualmente, o serviço continua existindo no iCloud. O serviço da Samsung, em tese, é mais abrangente. Dentro da página account.samsung.com, ele recebe o nome de Find My Mobile. Mas essa é, na verdade, apenas uma das funções de um serviço mais amplo chamado SamsungDive (samsungdive.com). Com ele você pode, além de localizar seu aparelho perdido, bloqueá-lo, enviar uma mensagem com alerta sonoro, transferir as chamadas recebidas para outro número, ter acesso a todas as ligações feitas ou recebidas na última semana, bloquear o aparelho, desbloquear a tela (quando existe alguma senha para desbloqueio) ou, por fim, apagar todos os dados do aparelho remotamente (quando nenhuma das alternativas anteriores surtiu efeito. rs). Em meus testes, houve ocasiões em que o sistema não conseguiu localizar o celular; e, mesmo quando localiza, é bem mais demorado do que o Find My iPhone. Além disso, a transferência de chamadas não funcionou de jeito nenhum. Sendo assim, apesar da maior abrangência aparente, a única função que o serviço da Samsung efetivamente teve a mais que o da Apple foi o acesso às últimas chamadas, o que, no fim das contas, não será de grande utilidade, pois a primeira coisa que costumam fazer é trocar o chip do celular.

All Share Play - novamente, é um pouco do iCloud junto com o AirPlay (serviço da Apple que permite o espelhamento da tela de dispositivos entre si). Nesse serviço você consegue espelhar a tela do Galaxy no computador ou na sua smartv (se ela for Samsung, claro) para mostrar fotos ou vídeos aos amigos, por exemplo. Também é possível compartilhar fotos, músicas, vídeos e arquivos na nuvem, ficando disponíveis onde você estiver (o iCloud ainda não faz isso com os arquivos). Oferece 11 GB gratuitos de armazenamento e aínda tem sincronização com o serviço de cloud SugarSync (que eu não conhecia e é muito bom, por sinal), que oferece mais 5GB gratuitos. Peca um pouco apenas no layout e no fato de que, às vezes, alguns arquivos não carregam quando você os acessa no ambiente web. Mas, no geral, é muito bom o serviço. Gostei.

Family Story - serviço de compartilhamento de fotos, vídeos ou textos com seus familiares (uma espécie de rede social restrita, como um grupo do Facebook). A grande limitação é que todos os membros da família precisam ter dispositivos Samsung. Ou seja, já fica furado o negócio, né? É melhor criar um grupo ou uma página no Face.

Readers Hub - esse é o serviço de e-books, jornais e revistas da Samsung. E o que se encontra não é nada animador. Muito pelo contrário. O serviço ainda tem um looongo caminho pela frente. O layout das lojas é bem fraquinho. O acervo, muito limitado em quantidade, qualidade e organização. Na loja de livros, que é a única própria da Samsung, há itens em vários idiomas e eles ficam misturados. Não é possível isolar apenas os de um idioma específico. Aparentemente, a Samsung fez isso para ter o que mostrar pois, dado o acervo ínfimo de 221 títulos na loja (sim, é isso mesmo; acredite), imagine se ela fosse separada por idiomas... Apenas duas bandeiras de cartões são aceitas: Visa e Mastercard. Tentei cadastrar meus cartões das duas bandeiras e não consegui com nenhum deles. As lojas de jornais e de revistas são "terceirizadas", ou seja, é apenas uma integração com serviços pagos autônomos (e igualmente ruins, na minha opinião) já existentes. No caso dos jornais, é o serviço PressReview (app disponível no Google Play), que se limita a fornecer versões escaneadas em PDF (!) dos jornais impressos, sem nenhum recurso de e-book como, p. ex, anotações, marcação de texto etc. Ao menos é possível separá-los por país, quando então é possível constatar que há apenas 13 jornais brasileiros no serviço (deve ser isso que a Samsung quis evitar na loja de livros). No caso das revistas, trata-se de um serviço chamado Zinio (app disponível no Google Play), que merece quase as mesmas críticas dispensadas aos demais. No Zinio ao menos eu consegui cadastrar meu cartão de crédito e comprar uma revista. Mas, assim como nos jornais, são apenas arquivos PDF. Só não deletei o Readers Hub por motivos "científicos", por assim dizer, pois quero analisá-lo no futuro e ver se melhorou, para postar aqui no blog.

Alguém sabe somar?
Zinio
Nada de cartão

Video Hub - serviço de vídeos on demand da Samsung (esse também é próprio da sul coreana). Nesse eu também consegui cadastrar o cartão de crédito. O aplicativo fica travando na página principal e é um pouco lento para streaming. Tentei assistir a alguns trailers, sem sucesso, apesar de a conexão aqui é ser de 10Mbps. O acervo também é muito pequeno e formado, em uma grande parcela, por filmes mais antigos. Vale a pena apenas se, após consultar outros serviços do mesmo tipo, o preço do filme que você quer assistir for menor no da Samsung. E, ainda assim, se você tiver uma smartv ou um tablet da mesma marca, pois, ao menos para mim, não é agradável ver filmes na tela pequena do celular (e esse serviço só está disponível em dispositivos Samsung).


ChatON - serviço de mensagens instantâneas (IM) da Samsung. Nada de novo em relação aos demais. Você conhece alguém que o usa? Eu não. Em minhas buscas, só encontrei 3 usuários, e parece que os 3 são sul coreanos e funcionários da Samsung.


Depois de conhecer todos os serviços oferecidos, só me interessei por dois deles: All Share Play (que estou usando apenas como mais uma opção de nuvem) e Find My Mobile (apenas para o caso de perda do meu celular). Aplicativos eu estou preferindo baixar no Google Play e, no que diz respeito a mídia (livros, revistas, músicas e vídeos), que o Google Play ainda não tem no Brasil, eu ainda estou à procura de algum serviço descente no Android. Que saudade da iTunes Store do iPhone... ;)

Espero que esse post seja útil para alguém e que o próximo demore menos para ficar pronto. rs

Até a próxima!

5 comentários:

Se alguém puder ajudar a incluir a plataforma de comentários do Facebook nos posts, eu agradeço!!!