terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Até tu, Nexus?

Alegria de pobre dura pouco, não é mesmo? Quando da escrita do post anterior, tudo estava bom demais pra ser verdade. Tudo no Galaxy Nexus (vou chamá-lo de Nexus enquanto estiver rodando o Android 4.2.1) funcionava bem...até o Skype estava funcionando sem encerrar sozinho...

Mas agora os problemas já começaram a aparecer. E começaram com vontade, viu? Já teve app encerrando sozinho...e adivinha qual foi...

Tá certo que a quantidade e a gravidade dos problemas não é equiparável ao que nós vimos no Galaxy S3. No entanto, ele apresentou vários problemas, alguns deles bastante graves. E, antes de mais nada, é interessante deixar claro que esse review não é apenas sobre o Galaxy Nexus, mas também (e principalmente) sobre o Android 4.2.1, que é o que está rodando nele e é o mais atual. Antes de mais nada, é o Android que estamos analisando, e não um mero aparelho. Vejamos então os problemas:


1) Encerramento súbito de app's

Sim, pessoal...aconteceu denovo. Depois de tantos elogios sobre o fato de que todos os app's (até mesmo o Skype) estavam funcionando redondinhos e sem encerramentos, eis que ele, justamente ele, me desmentiu. Mas não foi só ele. O Anti Mosquito também entrou na onda. Foi apenas uma vez até agora, mas tem que ser registrada. Aparentemente, tanto o pessoal da Microsoft quanto o do Google vão precisar trabalhar muito em cima dos seus respectivos softwares.




2) Reinicia sozinho

Sim, o Nexus também padece desse problema que o S3 apresentava. E posso afirmar que, no Nexus, ocorre com maior frequência do que no S3 (mas é o único também; em todos os outros o S3 era pior). Quando menos se espera, estando ou não mexendo no celular, a tela fica escura e aparece o X, logo do Nexus (esse que aparece no início do post), no centro, caracterizando a reinicialização. Todos os app's que estavam abertos, tudo que você estava fazendo, tem que ser reiniciado.


3) Fechamento automático de todos os app's abertos

Esse problema é parecido com o anterior, com a diferença de que, nesse caso, o Android não reinicia. Você está fazendo alguma coisa no computador ou lendo um livro com o celular do lado, bloqueado, e, de repente, a tela acende sozinha, os dígitos da hora aumentam de tamanho e você vê, de camarote, os ícones dos app's abertos, que ficam na barra superior do sistema, desaparecerem. Ao entrar no sistema e clicar no ícone que mostra os app's abertos, confirma-se a suspeita: não há mais nenhum.



4) Falha no bloqueio do sistema

Mesmo com o sistema configurado para exigir senha para o desbloqueio da tela, pressionando-se o botão Power a partir da tela bloqueada, o último app que estava aberto antes do bloqueio aparece, inclusive permitindo rolagem da tela. Apenas após fechar esse app é que o Android "se lembra" que está bloqueado e só então aparece o espaço para digitação do código de desbloqueio. Sem dúvida uma grande falha de segurança e privacidade.


5) Ligações que já começam em viva-voz

Desde a primeira vez que usei o viva-voz, o celular encasquetou que eu quero fazer todas as ligações agora usando esse recurso. Simplesmente todas as ligações passaram a se iniciar já no viva-voz, me obrigando a desligar essa função no início de cada uma delas. Muito chato.


6) Spam na central de notificações

Não é bem um problema, mas sim uma característica do ecossistema Android, já notada por nós desde o Galaxy S3. A publicidade dentro de app's é algo bastante comum em qualquer ecossistema (até mesmo no iPhone, que é tão controlado). Mas no Android isso ganha dimensões bem maiores, com spam aparecendo até mesmo na central de notificações e, agora no Android 4.2.1, descobri um variante ainda mais intrusiva: pop-up! Sim, há app's (no caso, o Call Recorder, da desenvolvedora NGI Apps & Software Solutions) que estão abrindo, toda vez que são encerrados, uma janela pop-up com suposta publicidade de outros app's (veja imagem abaixo, à direita). Considerando que o Android é do Google, empresa que tem 90% de sua receita proveniente de publicidade, essa característica é bastante justificável. Mas que é muito chato e que polui o sistema, acredito que ninguém discorde.




7) Novos problemas com aplicativos

Além do Skype, passei a ter problemas com outros app's. 

Os gravadores de ligações agora funcionam quando querem e, mesmo assim, vários dos arquivos estão ficando corrompidos. E olha que uso 3 desses app's (Record my Call, Call Recorder e Call Recorder) ao mesmo tempo e todos estão com esse problema).

O Evernote não consegue, "nem com reza braba", encontrar uma conexão, mesmo quando a rede móvel está em HSPA e com sinal máximo. Hoje foi uma dificuldade para fazer esse app funcionar, e eu na rua precisando consultar uma anotação importante e passando raiva, querendo jogar o bicho na parede. :)


8) Volume baixo

Já falei sobre isso no post anterior e confirmo a constatação. Busquei toda sorte de configurações, mas o volume do aparelho é baixo mesmo. Não tem solução.

Até agora foram esses os problemas descobertos. Nos próximos dias, farei a "regressão" do aparelho para o Android 4.1.2, que é o que efetivamente está sendo usado (liberado pela Samsung) no Galaxy X nacional. Tomei o cuidado de fazer um back-up do aparelho antes de realizar aquele procedimento tratado no post anterior, e por isso será possível deixá-lo original novamente. Vamos ver se esses problemas são provenientes da "atualização forçada" que fiz nele ou se também ocorrerão no Galaxy X original, do jeito que vem de fábrica e com o sistema desatualizado que a Samsung libera.

Não percam o próximo post!

13 comentários:

  1. É... confesso que pelo que te conheço e pela sua impressão com o S3 eu resolvi... fui de iPhone mesmo... mais garantido e já estou acostumado. Melhor ter um Top 2 iOS (iPhone 4S) que funciona bem do que um Top 1 Android (S3, Razr HD, etc) que vai me deixar puto...

    ResponderExcluir
  2. Me perdoe a franqueza, mas esse blog não me ajudou muito.
    Achei um tanto tendencioso e sem consistência na pretensa "proposta que parecia ter". A chamada é até legalzinha e me chamou a atenção. Mas o conteúdo...

    Exemplo : NA despedida "Adeus Galaxy S3" li que "conforme posts anteriores" foram "só tormentas".

    Bem, óbvio que fui ler os "posts anteriores".
    Fiquei um tanto decepcionado. Li apenas alguns problems como "perdi o horário de verão" ou "o aplicativo Claro Clube" deu pau. Algumas notícias falando que a Apple vendeu muito Iphone...rsrs

    Complicado. Minha busca parece que continua. Coisa difícil é ver um blog que analise sem tendências, paixões particulares ou má vontades pessoais com determinados sistemas (sejam quais forem) interferindo no que poderia até ser útil.

    Ora, já fiz isso muitas vezes. E é fácil identificar quando há tendência seja para Android, Ios ou outro .

    Ademais, já sei que Iphone tem problemas assim como Android tem.Até porque os relatos de problemas existem na WEB e só não os encontra quem não procurar, nào é.
    Fato é que Perfeição acho difícil existir mesmo. São apenas sistemas.

    Enfim, numa hora dessas eu chego lá. heheh
    Se pudesse comprava os dois, mas convenhamos que há coisas mais importantes para se investir dinheiro. hehe

    ResponderExcluir
  3. Só um adendo: pelas minhas pesquisas, creio que o Google falhou em disponibilizar o tal Jelly Bean. Não acho que já estivesse madura e livre de bugs porque vejo que em quase todos os dispositivos que receberam essa atualização , houve relatos de problemas.

    Mas se não me engano a Apple também já lançou atualizações equivocadas dos seu IOS gerando reclamações que li pela Web afora na época. Só não me lembro quais.

    Outro fato curioso é que os problemas nunca são os mesmos para todos os usuários até de um mesmo modelo. No caso do Android são centenas de modelos .

    Mas na Apple fica mais fácil visualizar o caso porque são poucos. E lê-se reclamações que não acontecem para outros usuários.

    Assim como no Android, onde vários usuários de S3 só tem elogios aos seus aparelhos.

    Enfim, de pesquisa em pesquisa vou concluindo que no fundo são bem equivalentes.

    Acho que devo levar em conta na hora de decidir algum aspecto que possa ser mais interessante pessoalmente mesmo. hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro "Anderson",

      Primeiramente, gostaria de informar que uso meu perfil pessoal e verdadeiro para escrever os posts do blog e também para responder, nesse momento, aos seus comentários. Gostaria de também poder me dirigir a você pelo seu nome verdadeiro, mas infelizmente está nítido que esse seu perfil é fake. Seus comentários foram postados no dia 04/02/2013 e, ao entrar no seu perfil, vê-se que vc está "No Blogger desde fevereiro de 2013". Ora, está claro que vc criou esse perfil apenas para fazer esses comentários...então eu começo dizendo que o caminho para a imparcialidade (que vc tanto defende) e a credibilidade começa pela identificação, ao invés do anonimato.

      Além disso, parece que vc não leu o blog coisa nenhuma, pois já no primeiro post ("Apresentação") eu informo que não tenho nenhuma pretensão de ser imparcial. Me declaro publicamente como um usuário de iPhone e fã da Apple que decidiu testar por conta própria o sistema concorrente, o Android. Não obstante, a idéia de imparcialidade vai de encontro à própria definição de "blog", que tem como uma de suas características originais justamente o fato de ser opinativo. Senão, vejamos algumas diferenças entre blogs e sites:

      "A maioria do blogs são pessoais, emitem idéias, sentimentos e desejos do autor"
      ( http://www.suapesquisa.com/blog/ )

      "site é algo muito formal"
      (o blog seria) "um sistema onde uma pessoa poderia escrever tudo o que quisesse"
      (o blog traz a) "opinião do autor sobre algum tema específico ou não"
      "A linguagem adotada (no blog) é mais light e menos formal"
      ( http://www.tecnologiaoutonal.com.br/2009/07/17/qual-a-diferenca-entre-site-e-blog/ )

      (o blog) "expressa a opinião do autor apenas. Não é uma CNN!"
      ( http://www.luis.blog.br/qual-a-diferenca-entre-site-e-blog.aspx )

      "O site também assume um perfil voltado mais para divulgação, enquanto o blog se enfoca mais nas opiniões"
      ( http://www.blogbrasil.com.br/diferenca-entre-blog-e-site/ )

      Desta feita, esperar imparcialidade de um blog é prova de desconhecimento sobre o que realmente é um blog.

      É uma grande coincidência, mas, 4 dias antes desses seus comentários, o MacMagazine, um dos mais conceituados blogs brasileiros sobre o universo Apple, publicou um excelente post exatamente sobre a irrazoabilidade de se exigir que um blog seja imparcial ( http://macmagazine.com.br/2013/01/31/editorial-qual-o-sentido-de-exigir-que-um-blog-com-artigos-opinativos-tenha-uma-postura-imparcial/ ).

      Sendo assim, sua busca por um blog imparcial já se demonstra errônea e sem sentido em sua origem. Atualmente, existem blogs que se transformaram em empresas, absolutamente profissionais, com CNPJ, sede física, filiais por todo o mundo e gigantescas equipes de profissionais. Se vc ainda não encontrou nenhum, mesmo dentre esses, que seja imparcial (o que prova que os conceitos acima estão corretos), por que haveria de encontrar isso justamente no meu?

      Excluir
    2. Vc tem razão; realmente é fácil identificar quando uma fala é tendenciosa e esconde as verdadeiras intenções do interlocutor. Digo isso porque vc também não é imparcial como quer parecer, na medida em que, quando termina de atacar meu blog, vc começa a defender o Android. Seu discurso, quando entra na comparação entre os sistemas, pode ser resumido nos seguintes tópicos:

      “O Android tem problemas, mas o iOS também tem”;
      “O Google errou ao disponibilizar uma versão defeituosa do Android, mas a Apple também já fez isso”;
      “A variedade de problemas identificados no Android se justifica por haver centenas de modelos de aparelhos com esse sistema; no iOS, mesmo com apenas alguns poucos modelos, também são identificados problemas diversos que variam para cada usuário”;
      “Há usuários de S3 que só fazem elogios ao aparelho”;

      Para mim, está muito evidente que vc é fã do Android, tem um S3 e não ficou satisfeito com o que leu no meu blog. Se mais alguém tiver ficado com essa impressão, comente abaixo, por gentileza.

      Por fim, vc encerra seu comentário dizendo que “de pesquisa em pesquisa”, vai concluindo que “no fundo são bem equivalentes” e, com uma risadinha sarcástica, finaliza: “Acho que devo levar em conta na hora de decidir algum aspecto que possa ser mais interessante pessoalmente mesmo. hehe”

      Acho que é exatamente isso que vc deve fazer, “Anderson”. Pare de apenas viver de “pesquisa em pesquisa” e comece a testar vc mesmo os sistemas. Coloque a mão na massa e tire suas próprias conclusões. E isso vale para tudo na vida. Foi isso que resolvi fazer e foi o que motivou a criação desse blog. Quando vc começar a fazer isso, crie o seu blog também! E não se esqueça de dar uma passadinha aqui para divulgá-lo, pois eu farei questão de acompanhá-lo pra ver se vc vai ser imparcial. rs

      P.S.: “Anderson”, minha intuição tem um forte palpite acerca da sua verdadeira identidade. Se por acaso seu nome for Marcelo, não deixe de falar comigo pelo Facebook, ok? Numa boa...só pra descontrair. ;)

      Excluir
  4. Ei, esse mané não pode ter nome de Marcelo não. Fala sério!
    Ele assistiu muito Matrix, e quer ser chamado de "Mr. Anderson" (Neo).
    Acho q depois de uma resposta dessa o cara vai procurar blogs imparciais na China.

    ResponderExcluir
  5. Olá, possuo um Galaxy X desde outubro de 2012, o qual transformei em Nexus no segundo mês de uso e me considero um usuário acima da média com relação ao uso do smarphone. Com relação ao seu último post e exceto o item 8, não tive nenhum dos problemas relatados por você. Estou muito satisfeito com o Nexus, antes, passei pelo Xperia X10(horrível) e um Galaxy S(uma pena ter de depender da Samsung para atualização). Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei de mais uma coisa, será que seus problemas não são causados pela versão da ROM que você utilizou para transforma-lo de X para Nexus? Eu uso uma versão original do Google, italiana, com suporte total em português-Brasil (I9250XXLJ1). Iniciamente, após a transformação, ele já atualizou OTA para o Android 4.1.1, em seguida para o 4.2.1 e, a mais ou menos duas semanas atrás, sempre OTA, para o 4.2.2(atual). Se você quiser posso disponibilizar os links de download e do tutorial.

      Excluir
    2. Obrigado, Hamilton. Realmente a versão da ROM que eu estava usando (Takju) é que estava causando a maioria daqueles problemas relatados anteriormente. Depois eu alterei para a Yakju, ele ficou 90% melhor, no que diz respeito ao quesito "problemas". Todavia, continuei identificando limitações no ecossistema Android, limitações estas que acabaram me fazendo voltar para o iPhone. Vendi o Nexus e hoje estou com um iPhone 5. Acho que a experiência de usar um iPhone ainda é sensivelmente superior à do Android. Mas isso é opinião pessoal, pois o que eu valorizo pode não ser o que outros valorizam. Estou preparando um post pra contar tudo isso. Grande abraço.

      Excluir
  6. Luciano, estou tentando fazer o mesmo caminho que voce.. sair do iPhone para um Nexus 4.

    Bem, me deparei com um BUG RIDICULO, meus contatos estao salvos no formato 0 41 31 XXXX-XXXX, ou seja, usando a TIM. Quando o telefone toca, o android reconhece o numero, mas quando chega um SMS, NAO.

    Parece que eh um BUG sem solucao. https://code.google.com/p/android/issues/detail?id=22813

    Um amigo fa de android falou para eu instalar outro SMS, outro num sei oq. bla bla bla... eh esse tipo de coisa que afasta qualquer usuario comum do android.

    Aquele abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rock, eu concordo com vc. Acabei voltando pro iPhone. Estou com um iPhone 5. A plataforma Android (e o ecossistema em si), ao meu ver, ainda deixa a desejar. Existe função demais, existe liberdade demais, mas, na mesma proporção, existe bagunça e bugs demais. Mas eu não estou dizendo que não gostei do Android. Até que gostei (apesar dos bugs e limitações)! Mas, por hora, ainda prefiro o iPhone. Escreverei um post sobre isso.

      Excluir
  7. Caro rock, como disse no meu comentário aí em cima, sou feliz com meu Galaxy Nexus, meus contatos estão no formato 027xxxxxxxxx,sem operadora. Sugiro que você instale o programa "Qual operadora" com ele vc gerência o número dos seus contatos da forma como quiser. Assim vc pode, por exemplo, colocar o código de operadora somente naqueles que você liga com frequência. É assim que eu faço. Espero ajudar.

    ResponderExcluir

Se alguém puder ajudar a incluir a plataforma de comentários do Facebook nos posts, eu agradeço!!!