quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Adeus, Galaxy S3


A convivência foi curta (pouco mais de 3 meses), porém intensa. Só é uma pena que essa intensidade não tenha sido de bonanza, mas sim de tormenta. Tirando algumas poucas boas impressões, o resto foi só problema, como relatado nos posts anteriores.






Além do problema de travamento geral do sistema, tive problemas de encerramento súbito de vários app's, conforme fotos abaixo. O Skype é o campeão. Em 99% das vezes em que se deixa o Skype funcionando em segundo plano, quando se retorna para ele, ele encerra sozinho.





A pergunta que surge é: será esse um problema do próprio Android (ou seja, com origem no Google mesmo) ou das modificações feitas por Samsung e Claro? A resposta logo vem. Conversando com um amigo meu que mora no Canadá, ele me disse que no S3 dele (comprado lá) acontece o mesmo. Daí já concluímos que não é exclusividade do S3 modificado pela Claro (como o meu), certo? Mas ainda pode ser um problema da Samsung ou do Google. Como descobrir? Comprando um celular com Android puro! E foi isso que fiz. Há mais ou menos uma semana estou usando um Galaxy Nexus (que faz parte da linha Nexus, que, como vimos aqui nesse post, é a linha que vem com o Android puro) e, para minha surpresa, esses problemas não ocorreram com nenhum aplicativo até agora! Estão todos funcionando perfeitamente, inclusive quando se troca entre um e outro que está em segundo plano. Até o Skype está redondinho.
Sendo assim, à primeira vista o problema é da Samsung mesmo. Parece ser a Samsung que estraga o Android.

Também posso citar os problemas de formatação e layout do sistema, como ocorre, por exemplo, com os nomes de certos app's, que ficam cortados:



 Agora vou fazer referência a esse outro post nosso para tratar de uma outra questão problemática do Android: a segurança. Como eu disse nesse post antigo, a maior liberdade que o Android propicia abre brechas para pessoas mal intencionadas ou com práticas um tanto quanto questionáveis, como é o caso do desenvolvedor do app Messenger Play. Este app (que é péssimo, diga-se de passagem) é desenvolvido por uma tal de Messenger Systems. No entanto, usa o ícone oficial do Messenger da Microsoft, faz referência ao nome "Microsoft" como se fosse esta a responsável pelo app e, além disso, lá onde constam os dados do desenvolvedor, dentro da Google Play, informa um site e um e-mail da Microsoft.



Não estou querendo dizer que se trata de um app mal intencionado. Mas, ao mesmo tempo, creio que qualquer pessoa concorda que tais práticas não são lá muito honestas, certo? Esse exemplo nos mostra então como é fácil enganar o usuário de Android, já que não há fiscalização disso por parte do Google.

Há também outro problema, que também acontecia no iPhone, deixo claro, mas que no S3 se mostrou   muito mais grave e constante, que é a perda de conexão quando da transição entre 3G e wi-fi ou vice-versa. Sempre que se está usando um desses tipos de conexão e muda-se para o outro, os app's que utilizam internet (a maioria) deixam de funcionar. Vou ilustrar: você está usando o celular normalmente na rua, utilizando o 3G, e batendo um papo usando o Skype ou o IMO, ou qualquer outro que o valha, e chega em casa, quando o celular reconhece o seu wi-fi e se conecta automaticamente. Nesse momento ocorre o problema. O celular fica sem conexão e, ao tentar dar prosseguimento àquela conversa que você vinha tendo, você escreve a mensagem e ela fica lá como "pendente". Você também não recebe mais as mensagens que te mandam. E esse foi apenas um exemplo; o problema acontece com todos os app's que usam internet (Facebook, Twitter, GMail...todos entram na onda).
Não sei dizer se é o celular que não consegue fazer essa transição adequadamente ou se são os app's que não conseguem identificar a nova conexão, mas o problema é tão generalizado, envolve tantos aplicativos, que me faz acreditar mais na primeira hipótese.

Para finalizar, descobri que há app's usando a central de notificações do Android para fazer publicidade, o que é absolutamente non sense.



Enfim...todos esses problemas foram me saturando e me fazendo desistir do Galaxy S3. No entanto, como curioso que sou, não poderia voltar para o iPhone antes de testar o Android puro, para poder responder àquela pergunta do início do post: "será esse um problema do Google, da Samsung ou da Claro?". Alguns dos problemas citados acima não têm nada a ver com nenhum desses, sendo originários de terceiros (desenvolvedores). No entanto, no que tange ao travamento geral do sistema e aos encerramentos súbitos de app's, descobri que se trata de um problema da Samsung.

É por essas e outras que cheguei a uma conclusão: Android tem que ser da linha Nexus. Isso hoje pra mim é tão irrefutável quanto 2+2=4.

Logo farei um post sobre o Galaxy Nexus. E estou vendendo o Galaxy S3. Alguém quer comprar?
Pensando bem, acho que será mais fácil vendê-lo a quem não lê esse blog... ;)

4 comentários:

  1. Olá Luciano, estou esperando você testar o iPhone5 que certamente será meu novo celular, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Primeira visita e gostei bastante do blog .. Parabéns Luciano !!!

    Bom vamos lá. Acredito muito nisso e vou tentar explicar a respeito da perda de conexão quando há transição entre 3g e wifi.

    Bom, há aplicativos que quando se conectam a internet seja por meio de conexão 3g ou wifi, elas abrem portas ou sockets específicos no sistema local ou no local de destino e também gravam o IP, Gateway e o servidor DNS da conexão. Quando existe essa troca de 3g para wifi ou recipocamente, por padrão (Instituido no MODELO OSI) a conexão anterior é cancelada ou cortada e novamente se cria uma nova conexão com um novo IP( e etc) e um novo socket de comunicação, por isso acontece esse erro de conexão com todos os apps de internet. Tem sistemas (IOS ou Android e etc), banco de dados e aplicativos em geral que conseguem lidar bem com essa situação a nivel de software (Adicionando linhas de códigos para burlar isso), pois isso é a nivel de hardware, porque o meio físico onde os dados saem são bem radicais há um novo tipo de conexão. Lembrando que o software obedece o hardware a nivel de instruções de comunicação...

    Ufa .. pronto terminei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gabriel!
      Tanto pelo elogio quanto pela excelente explicação! Realmente vc soube explicar de forma clara e lógica o problema da transição entre conexões. Me lembrarei dessa explicação nos próximos posts! ;)
      Ajude a divulgar o blog, por favor!
      Abraço.

      Excluir

Se alguém puder ajudar a incluir a plataforma de comentários do Facebook nos posts, eu agradeço!!!