terça-feira, 27 de novembro de 2012

Kies, o iTunes sul coreano, é simplesmente terrível!

Pode parecer absurdo, mas só ontem eu fui tomar conhecimento do programa Kies, da Samsung, que permite a sincronização do Galaxy com um PC ou um Mac (like iTunes).

Também pudera...o Guia Rápido que acompanha o aparelho não faz absolutamente nenhuma menção a esse software, o que eu não consigo entender, principalmente pelo fato de ser através dele que a Samsung disponibiliza atualizações da ROM Android do aparelho. Mas ele também serve para sincronizar contatos, músicas, fotos, vídeos e podcasts, acessar a Samsung App's e o canal de podcasts da Samsung.

Só fui achar menção ao Kies agora, ao procurar no manual completo do aparelho, que só é fornecido através de um arquivo PDF no próprio aparelho. Mas, cá entre nós, quem é que lê o manual completo? O Guia Rápido (ao menos quando eu tinha iPhone) já era mais que suficiente pra usar o básico do aparelho. E acho que o Kies faz parte do básico, não?

Uma vez baixado e instalado (num PC com Windows), fui fuçar o programa e ele realmente se inspirou no iTunes. Porém, existe uma diferença básica entre eles...lembra aquele post que eu escrevi sobre os serviços da Samsung Account? Então...o Kies segue o mesmo padrão daqueles aplicativos que eu analisei naquele post, ou seja, o padrão Samsung de software com acabamento espartano, cheio de bugs e conteúdo fraco.

Ao conectar o aparelho ao Kies pela primeira vez, o reconhecimento foi imediato e eu já cadastrei minha Samsung Account no programa. Naveguei pela Samsung Apps (que nós já conhecemos anteriormente) e pelo canal de podcasts (igualmente fraco). Recebi uma ligação e precisei passar o aparelho para outra pessoa aqui em casa e, para isso, desconectei o aparelho do notebook, seguindo o procedimento correto, ou seja, clicando primeiramente em "Desconectar" no Kies. 

Após encerrada a ligação, conectei meu aparelho novamente ao notebook e aí começaram os problemas. 


Como se vê na foto acima, o Kies não reconhecia mais o aparelho, afirmando que o mesmo precisava ser reiniciado. Acatei a determinação. Reiniciei o Galaxy. Deu certo. O Kies o reconheceu novamente. 

Parti então para a análise da sincronização de contatos, músicas, fotos, vídeos e podcasts. Habilitei a sincronização de contatos, agenda e tarefas para testar. Há a opção de sincronizar seus contatos com o Google. Optei por esta, já que meu celular já está sincronizado com o Google e, sendo assim, se o Kies também estivesse, poderia funcionar como uma espécie de iCloud, no qual qualquer inclusão ou alteração de contato no dispositivo móvel faz com que ele seja automaticamente incluído ou alterado também no computador. Doce ilusão...de cara, o Kies já informa que a sincronização não pode ocorrer porque a conta Google que indiquei é a mesma cadastrada no Galaxy para sincronização. 


Sim...ainda estou com milhares de interrogações sobre isso até agora na minha cabeça. Por que isso???
Tudo bem...cliquei em "ok" pra ver o que acontecia; o Kies travou completamente (imagem abaixo) e nada o fazia encerrar. Precisei reiniciar o notebook para abrir o Kies novamente.


Quanto trabalho, heim? Após reiniciar o notebook, mandei sincronizar novamente e, dessa vez, deu certo. A agenda também foi sincronizada com o Outlook (única opção disponível), porém todos os compromissos foram duplicados no celular e no serviço online Google Agenda. Desabilitei a sincronização da agenda com o Kies mas, mesmo assim, os compromissos continuam duplicados no Galaxy e no serviço online.

Não tentei sincronizar músicas, fotos, vídeos ou podcasts. Se com uma simples agenda e contatos ocorreram tantos problemas, preferi não arriscar. 

O programa realmente é ruim com M de muito. Agora eu entendo porque a Samsung o mantém quase  em segredo, só citando no manual completo do aparelho. Só o usarei novamente para baixar a atualização para o Android 4.1, que ele já está acusando como disponível, e depois vou desinstalar o Kies do computador de uma vez por todas. O iTunes é muito superior.

Postarei no blog minhas impressões sobre a atualização e sobre o Android Jelly Bean. Até a próxima!


ATUALIZADO EM 01/12/2012

Continuo fuçando! E hoje resolvi testar a função de conexão do Galaxy com o Kies instalado no PC, através da rede wi-fi, recurso este chamado de "Kies via Wi-Fi". Tentei várias vezes fazê-lo funcionar, sem êxito em nenhuma delas.

Inicialmente, o serviço demora demais para estabelecer uma conexão com o PC, mesmo eu usando uma rede de 5GHz criada por um roteador Apple Time Capsule e com uma conexão na casa dos 11 Mbps.


Uma vez que o app no Galaxy consegue estabelecer a conexão, é a vez do app no PC apresentar problema. Ele fica "carregando" eternamente as informações do celular...


...até perder a conexão.


Após 3 tentativas, desisti. De novo.

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu não!
      Só quis testar esse outro mundo...em breve postarei a minha conclusão. rs

      Excluir
  2. Eu baixei o Kies pra mac, selecionei um zilhão de vezes o idioma (ora em portugues, ora em inglês) e o Kies sempre abre em coreano. Isso aconteceu com alguém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra te falar a verdade, eu nem tentei isso...
      Usei (ou tentei usar) em inglês mesmo. E já foi suficiente pra deixar pra lá.

      Excluir
    2. Isso tá acontecendo comigo. Tentei ir em todas as opções, na tentativa e (muitos) erros. Sem a menor ideia de como resolver =\

      Excluir
    3. Conseguiram mudar o idioma?
      Acabo de baixar para atualizar meu Android, e a merdx de coreano que não consigo mudar!

      Excluir
    4. Pra quem ainda esta sofrendo com o Kies Coreano, eis ai a Soluçåo sem precisar instalar nada.
      Vå em Preferencias do Sistema - Idioma e Regiåo - Ja pode começar colocar tudo em Portugues, depois va em Preferencias de Teclado - Aba Texo - Troque e Ponha Portugues do Brasil, Ai voce reinicia o seu computador e pronto! Eu Fiz SOMENTE essas alteracoes e mais nada, tentei de tudo. Espero que de certo gente! Abraco!

      Excluir

Se alguém puder ajudar a incluir a plataforma de comentários do Facebook nos posts, eu agradeço!!!