quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Agenda e Calendário, do iPhone para o Android (e vice-versa)



Hoje em dia, os smartphones concentram nossos contatos, calendários, músicas, fotos, vídeos, livros e outras coisas. E, logicamente, quando mudamos de aparelho, quereremos transferir tudo isso para o novo. 

Foi-se o tempo em que isso era uma tarefa complicada e trabalhosa. Hoje em dia há app's que fazem isso para você de forma automática. 

Mas antes de entrar nesses app's, quero falar um pouco sobre uma experiência negativa e traumática do passado, envolvendo sincronização em tempo real de contatos do Mac/iPhone com o antigo MobileMe (hoje iCloud) e com o Google ao mesmo tempo. Para quem não conhece, o MobileMe era o serviço de nuvem da Apple, foi encerrado e hoje existe um novo, chamado iCloud. No Mac, você configura a sua conta do iCloud para que contatos, calendário, notas, lembretes, etc. sejam armazenados na nuvem e, ao configurar a mesma conta do iCloud num iPhone, aqueles dados podem ser automaticamente importados, de acordo com as suas preferências. Também no Mac há a opção de você sincronizar seus contatos e calendário com o Google, ao mesmo tempo em que sincroniza com o iCloud. E aí foi que começaram os meus problemas. Enquanto a sincronização estava apenas com o MobileMe, tudo funcionava perfeitamente. A partir do momento em que eu configurei para sincronizar também com o Google, os contatos e compromissos passaram a se duplicar, triplicar, quadruplicar...sozinhos, sem explicação. Bagunçou completamente a agenda de contatos e os compromissos no calendário. Depois de muita tentativas de solucionar o problema, muitos blogs e foruns consultados, muitos amigos importunados por causa disso e a constatação de que esse problema acontecia com muita gente, desisti. Parei de sincronizar esses contatos e calendário com o Google e então pude continuar usando o MobileMe normalmente (após consertar tudo de um por um).

Após esse relato (já vi que esse post vai ficar grande...rs), nem preciso descrever o medo que tive agora, quando cogitei sincronizar novamente meus contatos e calendários com o Google para que eles fossem automaticamente para o Android, né? Deu até "frio na espinha", como dizem alguns. rs. Decidi não arriscar e, por isso, minhas opções teriam que se limitar aos app's mesmo.

Inicialmente, vou falar sobre o app criado pela Samsung (sem dúvida, ela tem grande interesse nisso) para transferir com facilidade todos os dados citados acima de um iPhone para um Android. Trata-se do Easy Phone Sync, que é dividido em dois aplicativos. O primeiro é baixado na loja Google Play e instalado no Android. Já o segundo consiste num programa que pode ser baixado através deste site, e instalado em um PC ou Mac. Resultado: tudo que você tinha no iPhone, que certamente era sincronizado com um PC ou Mac (e, se não era, faça com que seja antes que seja tarde, como você vai ver mais abaixo) é capturado pelo programa do desktop e então transmitido para o Android. Basta seguir as instruções do próprio app.


Outra opcão é o iDrive, mas ele é específico para contatos apenas. Porém, dentro do que se propoe, ele é ainda mais prático do que o Easy Phone Sync, pois não depende de um PC ou Mac. Tudo é feito apenas entre os dois smartphones. Você baixa o app tanto no iPhone quanto no Android (ele está disponível para Blackberry também), se cadastra usando o iPhone e ele já faz o primeiro backup automaticamente. Depois, faça login no Android (usando usuário e senha recém criados), clique em "Restore" e depois em "Restore from other device(s)". Aí é só seguir os passos e aguardar que todos os contatos estejam no Android. Mais fácil do que mastigar água.


Terceira opção: o Google Contacts Sync. Esse também é excelente e propicia a sincronização dos seus contatos do iPhone com os do Google (justamente aquilo que eu tenho medo de fazer diretamente pelo sistema). A diferença para o iDrive é que o Google Contacts Sync faz essa sincronização diretamente com a nuvem do Google (o iDrive faz com sua própria nuvem) e, devido a isso, o app só existe para iPhone, já que, do Google para o Android os contatos são compartilhados automaticamente. O bom desse app é que você tem controle total sobre a direção em que a sincronização será feita (se do iPhone pro Google ou o inverso), o que evita o problema de duplicação relatado acima. Se eu voltar a usar iPhone, certamente usarei esse app para manter meus contatos do Google atualizados.

Há também uma quarta alternativa, para aqueles que querem colocar a mão na massa de verdade e fazer a coisa à moda antiga, ou seja, manipulando diretamente arquivos de backup. Encontrei um excelente tutorial disso no blog Tecmundo, que certamente será fácil de seguir.

Então agora faça o seguinte: compartilhe esse post com todos os seus amigos e assegure-se de que eles realmente leiam tudo. Se um dia vierem pra você com aquela estória de que não te ligaram porque perderam a agenda do celular ou porque tiveram o celular furtado, você já sabe que é mentira...rs ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se alguém puder ajudar a incluir a plataforma de comentários do Facebook nos posts, eu agradeço!!!