
Foi-se o tempo em que isso era uma tarefa complicada e trabalhosa. Hoje em dia há app's que fazem isso para você de forma automática.
Mas antes de entrar nesses app's, quero falar um pouco sobre uma experiência negativa e traumática do passado, envolvendo sincronização em tempo real de contatos do Mac/iPhone com o antigo MobileMe (hoje iCloud) e com o Google ao mesmo tempo. Para quem não conhece, o MobileMe era o serviço de nuvem da Apple, foi encerrado e hoje existe um novo, chamado iCloud. No Mac, você configura a sua conta do iCloud para que contatos, calendário, notas, lembretes, etc. sejam armazenados na nuvem e, ao configurar a mesma conta do iCloud num iPhone, aqueles dados podem ser automaticamente importados, de acordo com as suas preferências. Também no Mac há a opção de você sincronizar seus contatos e calendário com o Google, ao mesmo tempo em que sincroniza com o iCloud. E aí foi que começaram os meus problemas. Enquanto a sincronização estava apenas com o MobileMe, tudo funcionava perfeitamente. A partir do momento em que eu configurei para sincronizar também com o Google, os contatos e compromissos passaram a se duplicar, triplicar, quadruplicar...sozinhos, sem explicação. Bagunçou completamente a agenda de contatos e os compromissos no calendário. Depois de muita tentativas de solucionar o problema, muitos blogs e foruns consultados, muitos amigos importunados por causa disso e a constatação de que esse problema acontecia com muita gente, desisti. Parei de sincronizar esses contatos e calendário com o Google e então pude continuar usando o MobileMe normalmente (após consertar tudo de um por um).
Após esse relato (já vi que esse post vai ficar grande...rs), nem preciso descrever o medo que tive agora, quando cogitei sincronizar novamente meus contatos e calendários com o Google para que eles fossem automaticamente para o Android, né? Deu até "frio na espinha", como dizem alguns. rs. Decidi não arriscar e, por isso, minhas opções teriam que se limitar aos app's mesmo.


Outra opcão é o iDrive, mas ele é específico para contatos apenas. Porém, dentro do que se propoe, ele é ainda mais prático do que o Easy Phone Sync, pois não depende de um PC ou Mac. Tudo é feito apenas entre os dois smartphones. Você baixa o app tanto no iPhone quanto no Android (ele está disponível para Blackberry também), se cadastra usando o iPhone e ele já faz o primeiro backup automaticamente. Depois, faça login no Android (usando usuário e senha recém criados), clique em "Restore" e depois em "Restore from other device(s)". Aí é só seguir os passos e aguardar que todos os contatos estejam no Android. Mais fácil do que mastigar água.


Há também uma quarta alternativa, para aqueles que querem colocar a mão na massa de verdade e fazer a coisa à moda antiga, ou seja, manipulando diretamente arquivos de backup. Encontrei um excelente tutorial disso no blog Tecmundo, que certamente será fácil de seguir.
Então agora faça o seguinte: compartilhe esse post com todos os seus amigos e assegure-se de que eles realmente leiam tudo. Se um dia vierem pra você com aquela estória de que não te ligaram porque perderam a agenda do celular ou porque tiveram o celular furtado, você já sabe que é mentira...rs ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se alguém puder ajudar a incluir a plataforma de comentários do Facebook nos posts, eu agradeço!!!