terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Galaxy Nexus - testando o Android puro

Cansado que estava do Galaxy S3 e seus problemas (conforme posts anteriores), comprei um Galaxy Nexus para ter a chance de testar o Android puro.

A linha Nexus, como vimos, é a linha de dispositivos Android que tem a chancela e a tutela direta do Google (ao menos lá fora). Ou seja, são dispositivos que, apesar de serem fabricados por terceiros, vêm com Android puro e recebem atualizações diretamente do Google, ao contrário do que ocorre com os celulares que não pertencem a essa linha (99% dos celulares Android), que dependem da boa vontade de seus fabricantes (Samsung, Sony, HTC, Motorola, LG e cia.) para a disponibilização de atualizações do Android.

Atualmente a linha Nexus, no que tange a smartphones (já que também abrange tablets), está na quarta edição, a saber, o Nexus 4, fabricado pela LG e lançado no final de 2012. A sequência é a seguinte:

Nexus One (HTC): 2010
Nexus S (Samsung): 2010
Galaxy Nexus/X (Samsung): 2011
Nexus 4 (LG): 2012

No Brasil, o Galaxy Nexus recebeu o nome de Galaxy X, devido a um perrengue com uma empresa nacional de tecnologia chamada Nexus. 

Eu até tentei comprar o Nexus 4 e testar o mais recente dos Nexus, mas esse celular está com sérios problemas de oferta no mercado, inclusive sendo tema de notícias em blogs e sites especializados, nas quais ora o Google acusa a LG de não conseguir fabricá-lo em quantidades suficientes, ora a LG acusa o Google de não ter feito um bom planejamento de como seria a demanda pelo aparelho.

Como eu perdi a paciência de esperar a regularização dessa situação (e o Galaxy S3 contribuiu muito para isso), resolvi comprar um Galaxy Nexus mesmo. Mas eu achava que Galaxy X e Galaxy Nexus eram a mesma coisa, pois sempre li que apenas o nome havia mudado e, além disso, os aparelhos são idênticos e possuem exatamente o mesmo hardware. Por isso, comprei o nacional Galaxy X. Só depois de comprá-lo foi que eu li que o Galaxy X recebe atualizações pela Samsung, diferentemente do que acontece com o Galaxy Nexus lá fora (atualizações diretamente do Google). Com isso, enquanto o Galaxy Nexus lá fora já está rodando o Android 4.2.1, o Galaxy X, em terras tupiniquins, ainda roda o 4.1, recém liberado pela Samsung. Imagina a minha cara ao ler isso, depois de já ter comprado o celular... :(

Mas, pesquisando na internet, descobri que há uma forma de transformar o Galaxy X em Galaxy Nexus, e isso envolve a total desinstalação do Android que vem no aparelho e uma nova instalação completa. Ou seja, é um processo no qual se mexe nas entranhas do aparelho e dizem que há o risco de "brickar" (inutilizar) o mesmo. Acho que, em situação normal, eu não arriscaria; mas a raiva era tanta que decidi fazer. Li muito e garimpei dois tutoriais que me ajudaram bastante (1, 2). 

O resultado é que estou com um Galaxy X que agora é Galaxy Nexus e está rodando a última versão do Android (4.2.1). 


Basta uma olhada rápida para perceber que essa versão pura do Android é bem mais bonita do que a que vem no Galaxy S3. Ícones, fundos de tela, central de notificações, aparência geral do sistema...é tudo mais limpo, elegante, fluido e organizado. Ao entrar nos app's do sistema (Telefone, Contatos, Mensagens etc.) a sensação é a mesma: é tudo mais clean e de mais bom gosto, em comparação com os mesmos app's feitos pela Samsung e adicionados ao Android no S3. A central de notificações também é mais limpa e por isso sobra mais espaço para o que ela realmente tem por função: mostrar notificações.





Mas o melhor de tudo é que, ao menos até agora, não está ocorrendo nenhum dos problemas que aconteciam no S3. Nenhum app encerrou inesperadamente até agora. Até o Skype está funcionando perfeitamente bem, até mesmo quando volto para ele depois de estar em segundo plano. Não vi nenhum problema de layout ou de nomes cortados de app's. O problema da transição entre wi-fi e 3G ainda ocorre, mas se tornou raro (assim como ocorria no iPhone), enquanto no S3 ocorria em praticamente todas as transições. Baixei o app "Claro Clube", que no S3 tinha me dado muita dor de cabeça (veja post), e ele funcionou perfeitamente. 

A experiência até agora tem sido boa, e só tenho uma observação negativa a fazer: o som do aparelho é muito baixo, dificultando a audição do toque e das notificações sonoras.

Mas, a qualquer pessoa que queira comprar um celular Android, eu continuo dizendo: opte pela linha Nexus!

Se é tão bom quanto o iPhone, aí são outros quinhentos, e só os próximos posts podem revelar. Vamos esperar pra ver.

8 comentários:

  1. Muito bom saber disso. Adorei seu blog, as informações são bem interessantes.
    Eu tenho gadgets da apple e passo muitas raivas com eles, penso em mudar para android. Vou esperar seus próximos posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcus!
      Eu tbm passava algumas raivas com o iPhone, sabe? Mas, ao se mudar pra Android, as raivas só mudam de endereço! rsrs.
      Mas conta aí...o que acontece com os seus iGadgets que te deixa p da vida?
      E, se não for pedir muito, divulgue o blog para os seus contatos!
      Abraço.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Valeu, Simonides!
      Divulga aí tbm!
      "Tô me divertindo muito!".
      rsrs

      Excluir
  3. Estou muito a fim de um Nexus 10, mas sei lá quando ele vai ser lançado aqui. Mas realmente parece que a melhor opção pra ter um Android é mesmo ter um "Android puro".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, Walder!
      Experiência própria. rs. Não estou dizendo que é perfeito (já identifiquei vários problemas, que serão expostos no próximo post), mas com certeza é bem melhor do que o Android modificado pela Samsung.
      Eu não sei quanto ao Nexus 10, mas a previsão para o Nexus 4 (celular) no Brasil é agora no início do ano.
      Se eu souber de alguma coisa, te falo.
      Abraço.

      Excluir
  4. Isso aí man, é só metendo as caras que a gente consegue algo do nosso gosto!
    Tenho o S3 desde o lançamento, e até hoje não tive problema com ele. Mesmo tendo a presonalização (lixo) da Claro, tudo roda perfeitamente. O Waze come uma bateria violenta e esquenta o aparelho, mas tudo roda 100%. Recentemente instalei a versão 4.1.2 do Android, livre de operadora, e estou gostando do desempenho que se assemelha a todo OS recém instalado. Tudo flui q é uma beleza no começo. NO BUGs até agora, e espero q continue assim.
    Uso outros sites como referência de onde baixo as ROMs e instalo via ODIN, tudo muito fácil (e arriscado) de fazer.
    Resumindo: Ainda gosto muito do meu S3, e espero gostar mais com a versão 4.2 do Android (quando sair).

    Abraxx

    ResponderExcluir

Se alguém puder ajudar a incluir a plataforma de comentários do Facebook nos posts, eu agradeço!!!