quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O unboxing

É, não se pode negar que a Samsung vem evoluindo bastante no quesito design de produto e de embalagem (até porque nós sabemos que ela tem tido aula disso com uma ótima professora, e tem seguido à risca as aulas, né?).


Me lembro de quando eu tive um Samsung D600, há vários anos...o design era horrível, e o padrão de embalagem da época era outro totalmente diverso.

Por falar em D600, vou ter que emitir uma opinião agora: não é à toa que as pessoas comparam a Samsung a um engenheiro e a Apple a um arquiteto, não é mesmo? Essa comparação faz todo sentido! Basta retrocedermos no tempo para antes do lançamento do primeiro iPhone, e relembrarmos como eram os celulares até então. Eram um verdadeiro show de horrores (assim como os mapas do novo iOS 6)! A Samsung, enquanto ainda não tinha o Google para se associar (e a Apple para se inspirar), fazia SO's simplesmente deploráveis para seus celulares, que mais nos faziam raiva do que funcionavam.

Voltando ao unboxing. O Galaxy vem acondicionado confortavelmente em uma bonita caixa de papel especial, agradável ao toque. O celular se encaixa perfeitamente no tamanho da caixa. Ao abri-la, o aparelho surge como protagonista. Só se vê ele. Os acessórios ficam embaixo; figurantes. Existe uma estrutura, feita em papel, responsável por delimitar, no compartimento dos acessórios, o espaço exato de cada um. Fone de ouvido, cabo de dados e carregador, todos vêm embalados em plásticos transparentes. Mas peraí...acho que eu já havia visto essa receita, não? Sim, companheiros...trata-se de cópia flagrante da caixa do iPhone. Não sei quanto ao primeiro iPhone nem ao iPhone 3G, mas posso afirmar que, pelo menos desde o 3GS (o primeiro que tive), a Apple já usava essa receita para o tamanho da embalagem, disposição interna dos acessórios, revestimento plástico para cada um deles etc, sendo que os outros fabricantes, inclusive a Samsung, tinham o hábito de embalarem seus celulares em caixas geralmente bem maiores que os aparelhos (para chamar mais a atenção) e deixar os acessórios soltos na parte inferior da caixa, sendo os cabos amarrados com fios metálicos daqueles usados para amarrar sacos de biscoito de polvilho. No entanto, apesar do esforço notável em fazer igual ao iPhone, percebe-se claramente um menor nível de capricho por parte da Samsung: a estrutura interna da caixa, feita em papel maleável e em cuja tampa fica apoiado o aparelho, não é fixa à parte rígida da caixa e às vezes se desmonta quando abrimos. Além disso, a divisória interna feita para separar os acessórios cada um em seu lugar é oca e mole como uma gelatina. Bem diferente da caixa de um iPhone, onde cada detalhe nos surpreende. Até o cheiro é agradável quando se abre uma caixa de produto da Apple, coisa que não acontece com a do Galaxy S3.

Não estou dizendo que essas coisas sejam essenciais e importantes para mim. Mas, se a  Samsung se propôs a copiar, então eu me proponho a analisar o resultado da cópia. E a constatação é que o iPhone é melhor embalado.

Após retirar tudo da caixa, é necessário abrir a tampa traseira do aparelho para inserir a bateria, que vem separada, e o micro SIM (chip da operadora). Alguns apontam isso como vantagem, por poder trocar a bateria quando esta vicia ou apresenta algum problema. Mas, até onde eu sei, as baterias atuais não viciam mais, e eu nunca precisei substituir a bateria de algum dos meus iPhones. Então não vejo vantagem nenhuma na bateria cambiável e, na verdade, nem gosto muito de ter que abrir a parte traseira do aparelho e ver o seu interior. 

Quanto ao design, não entendo porque algumas pessoas estão dizendo que o Galaxy S3 é feio e que se parece com uma saboneteira...eu, particularmente, acho ele bem bonito e estiloso. Em comparação com o iPhone 4/4S, acho o S3 mais bonito, principalmente pelas formas mais arredondadas e pelo fato de a tela ocupar praticamente toda a extensão do aparelho, enquanto nesses iPhones ainda sobra uma boa área de vidro na frente, tanto acima quanto abaixo da tela, como pode ser visto na foto abaixo.



É claro que o iPhone é mais caprichado a nível de detalhes, mas, em termos gerais, acho o S3 mais bonito. Ainda não vi o iPhone 5 pessoalmente mas, pelo que vi nos vídeos que o pessoal já fez, parece que essa área de vidro acima e abaixo da tela diminuiu bastante (poderia ter diminuído até mais). Vamos ver quando ele chegar aqui.

Então é isso...minha primeira impressão sobre o S3 nesse unboxing é de que se trata de um celular bastante bonito, com design original e feito para competir mesmo com o iPhone, a começar pela embalagem. Estou curioso para ver como é usá-lo de fato.

Até o próximo post, pessoal.
Saudações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se alguém puder ajudar a incluir a plataforma de comentários do Facebook nos posts, eu agradeço!!!