sábado, 3 de novembro de 2012

O primeiro bug a gente nunca esquece

Hoje eu baixei o app "Claro Clube" para o meu S3. Abri o app e comecei a navegar normalmente para ver se é a mesma coisa do app para iPhone. Consegui visualizar a quantidade de pontos que possuo (será que eles serão usados para comprar o iPhone 5 no final do ano?) e ter acesso ao cartão eletrônico (alô, Claro...olha o Passbook do iOS 6 aí...) que dá acesso aos benefícios do programa nos estabelecimentos parceiros. Até aí tudo ok e tudo absolutamente igual ao app para iPhone.

A coisa começou a mudar quando, na tela de visualização de pontos, apertei o botão "buscar parceiros", momento em que o app, teoricamente, buscará minha posição GPS para mostrar os parceiros disponíveis na minha região. Só que, como pode ser visto nas telas abaixo (que estão em sequência), algo grave aconteceu. O app fica "carregando localização" (tela 1) ad eternum e não adianta apertar o botão "voltar" do Android, pois fica tudo travado. Depois de mais de 10 min. de espera, aparece a tela 2, dando duas opções. Optei pela segunda - "continuar esperando", momento em que, novamente após um longo tempo, surgiu a tela 3. Ao clicar em "ok", eis que o ainda mais inesperado acontece: a tela fica toda preta, apenas com a barra de notificações acima, e, de repente, o S3 simplesmente reinicia! Sim, isso mesmo; um único app conseguiu travar todo o Android.

1
2
3

Insistente que sou, depois que o celular reiniciou, fui tentar novamente. Resultado: tudo se repetiu, com a diferença de que, dessa vez, na tela 2, eu optei por "abrir configurações", sendo direcionado para a tela 4. Nessa tela, o único item que não estava marcado era "utilizar ajuda de sensores". Não sei nem o que é isso, mas com certeza atrapalhar não iria. Por isso habilitei a função. De volta ao app defeituoso, cliquei novamente em "continuar esperando" e novamente começou uma espera sem fim pelo carregamento da minha localização, até chegar novamente à tela 3 (ocorreu um erro...). Após clicar novamente em "ok", essa pequena telinha de aviso de erro começou a piscar e o app passou a oscilar enlouquecidamente entre todas as telas citadas aqui, até que o celular reiniciou novamente.

4
Então apareceu a mensagem de que o app parou de funcionar (tela 5) e eu enviei um feedback disso para a Claro.  Nesse momento, o celular como um todo estava super lento e apresentando pequenos travamentos (estava lento e travando até para desbloquear a tela, após a reinicialização provocada pelo bug), motivo pelo qual foi necessário reiniciá-lo novamente para ele voltar ao normal. 

5
Perguntei para um amigo, desenvolvedor Android, o que fazer. Ele respondeu: "deixa encerrar sozinho, senão, só tirando a bateria". E emendou: "esta é a desvantagem que o usuário leva", referindo-se à falta de controle de qualidade dos app's publicados no Google Play (loja de app's do Google). Faz sentido...

Não sei se podemos atribuir a culpa apenas ao app da Claro também, pois é capaz de ele ter sido desenvolvido até mesmo pela mesma equipe que desenvolveu o app para iPhone (que, comigo, nunca deu problema). Acredito eu que o sistema operacional (no caso, o Android) também contribua para isso, assim como acontece com o Windows. Talvez tenha a ver com aquela característica do Android de ser muito aberto, muito liberal, já discutida por mim nesse post

Vou continuar analisando e observando se o bug volta a ocorrer nesse app ou em outros, quando então poderemos chegar a uma conclusão. Volto a postar sobre isso em breve. Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se alguém puder ajudar a incluir a plataforma de comentários do Facebook nos posts, eu agradeço!!!